Programas de Acolhimento
ACOVIDAS nasceu desde 2018 percebendo a chegada de muitos haitianos na cidade e a necessidade de acolher, integrar, socializar, proteger e garantir os direitos humanos dos imigrantes e refugiados de Valinhos de forma organizada evitando um caos social até o tempo do atendimento público competente por isso realiza vários tipos de ações inclusivas imediatas para ajuda humanitária de famílias e crianças.
Até 2023 já foram cadastradas no projeto mais de 250 famílias e mais de 120 crianças com suas necessidades básicas e emergentes de educação e saúde e algumas especiais. Também apoio jurídico por especialistas quando necessário garantir sua proteção e combater crimes de xenofobia e outros tipos de discriminação.
Ao sermos contatados, fazemos o reconhecimento e encaminhamento aos serviços sociais da cidade que é um primeiro passo para garantir registro e acesso aos serviços e benefícios sociais de direito e outras necessidades encaminhadas através do CRAS do bairro que pertence.
Segundo passo importante é o cadastro censo de ACOVIDAS sendo um formulário que colhemos todas as informações básicas do estrangeiro associado para reconhecimento das necessidades emergenciais dentro do projeto com ajuda de seus voluntários.
Juntamente fazemos o encaminhamento e acompanhamento aos serviços de educação básica em creches e escolas, aprendiz e saúde que é uma das prioridades de ACOVIDAS e seus voluntários experientes nos serviços públicos que atuam como colaboradores de ACOVIDAS agilizando o processo para garantir que as mães possam trabalhar deixando filhos mais protegidos nas creches e escolas.
A ajuda em documentação, moradias, mobiliários, roupas e preparação para o mercado de trabalho é um diferencial que dá mais estabilidade e apoio para participar de vagas de trabalho fixas ou temporárias e encaminhamento para entrevistas com empresas parceiras de ACOVIDAS. Também encaminhamos ao PAT para ajuda na emissão da carteira de trabalho e vagas existentes e ajudamos na confecção de currículos quando necessário.
A capacitação para o mercado de trabalho é algo muito importante e de imediato matriculamos no projeto ACOIetras de ACOVIDAS curso presencial de língua portuguesa para estrangeiros para competir e criar novas oportunidades do mercado de trabalho local.