O projeto social é formado por voluntários envolvidos com a causa que compartilham de seu tempo para ajudar os mais necessitados e sempre está aberto para receber novos interessados
O ACOVIDAS (Acolhimento Sem Fronteiras) é um projeto social de Valinhos, de ajuda humanitária, sem ideologia e não assistencialista, que atua há cinco anos atendendo refugiados de diversas nacionalidades que chegam em nossa cidade em busca de se estabilizar e ter sobrevivência no Brasil. Infelizmente não escolheram nosso país a passeio, mas foram obrigados a sair de sua pátria ou por conflitos políticos, econômicos, guerras ou desastres naturais. Em geral são haitianos, cubanos, africanos e por último muitos venezuelanos estão entrando legalmente pela fronteira. Segundo o diretor presidente César Braghetto, ao longo da existência do projeto, já foram acolhidas mais 200 pessoas, incluindo 35 famílias e 50 crianças.
Importante ressaltar que não trazemos diretamente pessoas de outras nacionalidades, elas chegam em nossa cidade ou pela ajuda da operação Acolhida do Governo Federal no caso dos venezuelanos ou vem por recursos próprios ou dos familiares que já vivem na cidade. Ao chegarem no Brasil encontram diversas dificuldades. “O preconceito cultural, a xenofobia e o racismo infelizmente ainda existem em nossa sociedade. Muitos têm também a dificuldade com a língua portuguesa e por isso no projeto temos parcerias para aula presencial de língua portuguesa pelo projeto “Portas Abertas” ou curso a distância também pela ACNUR (agência da ONU para refugiados).
Todos que chegam e são cadastrados por ACOVIDAS e depois encaminhados aos órgãos competentes da cidade como o CRAS, creches, escolas, apoio jurídico de seus direitos humanos e outras atividades de parcerias com o projeto especialmente para as crianças que são os mais impactados, os adolescentes atualmente participam de aulas de inglês e computação no projeto Dino Celani e alguns estão também na ACES outra ONG amiga e outros ainda no CAPV e CONVIVA.
Mesmo com todo apoio das entidades de nossa cidade e gratidão pela solidariedade do povo Valinhense os movimentos de pessoas seja por Projeto Social ou as ONGs acabam servindo de atendimento de urgência para atender aqueles que não podem esperar o tempo dos serviços públicos para sua sobrevivência.
O projeto conta com a arrecadação de doações de cestas básicas, roupas e móveis usados para os assistidos iniciarem sua vida na cidade nas necessidades de sobrevivência. “Nossa bus
ACOVIDAS – É um projeto social de acolhimento e ajuda humanitária sem ideologia e não assistencialista. Tem como objetivo ajudar estrangeiros imigrantes e refugiados que chegam na cidade de Valinhos de forma forçada e garantir seus direitos e proteção.
R. Vitório Baron, 21
ao lado da Mercearia Seles (Paulinho)
Jardim das Figueiras
Valinhos – SP, 13275-616